Whatsapp

Como ampliar o alcance do release no Google?

Da Redação I'Max | contato.vip@i-maxpr.com

Da Redação I'Max | contato.vip@i-maxpr.com

10 de março de 2021

Fazer o texto do release de imprensa impactar o jornalista de redação, em meio a centenas de sugestões de pauta diárias, é um desafio. Nesse sentido, mais que ter conteúdo relevante, bem produzido e original, é necessário entender e apostar no alcance que o release terá no Google se for publicado na íntegra por algum veículo. Isso pode se tornar um diferencial para o cliente.

Neste post, apresentamos 4 passos importantes para um bom rankeamento!

1) Explore e identifique

Identifique no Google artigos e perguntas recentes sobre o assunto. Além disso, expanda sua busca explorando outros termos relacionados àquele que considera principal.

Mulher olha mensagem no celular
Disponibilizar vários materiais aos jornalistas de redação se tornou essencial | 📷 Ono Kosuki/Pexels/Divulgação

2) Palavras-chave no release

Defina, em seguida, as palavras-chave ou termos principais e secundários que usará na redação, independentemente do recorte editorial.

3) Responda perguntas

Escolha as perguntas que você vai responder no release (sempre pensando em sua pesquisa do Google e no alcance) e tente trazer respostas a algumas que fujam do óbvio. Por exemplo: se a pauta é sobre “Métodos preventivos para cáries em crianças”, pode ser interessante levantar a quantidade de casos de cárie ocorridos no Brasil entre crianças no último ano.

Leia mais:

Use métricas para enviar release, diz gerente de conteúdo do UOL

5 dicas para seu release de imprensa chamar a atenção

Melhores práticas para otimizar a taxa de entrega de releases

4) Facilite a vida

Inclua material multimídia, disponibilizando links, embeds e créditos de fotos de bancos de imagens. Enfim, tudo que vá facilitar a vida do jornalista e que seja confiável e livre de direitos autorais ou liberado para uso. Do mesmo modo, se esses conteúdos estiverem bem rankeados no Google, melhor!

Agora que já mostramos algumas dicas para amplificar o alcance do seu conteúdo, vamos exemplificar com uma situação hipotética:

– Seu cliente é um odontologista pediátrico e a pauta é “Métodos preventivos para cáries em crianças”.

–  O termo-chave pode ser “cárie infantil” e as palavras-chave secundárias você vai encontrar nas primeiras ocorrências que aparecem no Google e nas perguntas feitas na plataforma, conforme imagem abaixo.

Busca no Google pelo termo "cárie infantil"
Busca no Google pelo termo “cárie infantil” e as 5 primeiras ocorrências
Busca no Google pelo termo "cárie infantil"
Resultados de imagens e perguntas para a busca por “cárie infantil” no Google

– Na sequência, construa os textos pensando na estratégia de envio e também na indexação.

Release tradicional: vai colocar o cliente no centro da pauta. Se houver algum tipo de lançamento (como uma forma nova de escovação ou uma limpeza dentária desenvolvida pelo odontologista), veículos e editorias que tratam disso certamente vão publicar. Outros jornalistas podem aproveitar o conteúdo num contexto editorial que não envolve apenas replicar o material recebido.

Release para indexar: nas primeiras 250 palavras não citará o cliente de imediato e conterá a sentença “melhor forma de prevenir cáries em crianças” (pergunta presente entre as mais buscadas no Google). Por isso, ressignifique esse primeiro bloco de texto a cada envio para editorias diversas, sempre respondendo a uma pergunta diferente.

Media Room I'Max

DICA EXTRA: Se a notícia te permitir fazer um conteúdo com enfoques variados (econômico, comportamental, mercadológico, etc), será ainda melhor. Mas lembre-se de diversificar a associação de palavras conectadas com o termo-chave. Uma pesquisa bem feita pode lhe garantir o sucesso!

*Colaborou Flávia Ivo
Receba nossa newsletter