Whatsapp

Governança de banco de dados não é simplesmente assinatura de mailing

Flávia Ivo | flavia.ivo@i-maxpr.com

Flávia Ivo | flavia.ivo@i-maxpr.com

14 de abril de 2021

Cada empresa tem sua cultura e especificidade, mesmo pertencendo à mesma área, a de comunicação. No entanto, dados são valiosos em quaisquer contextos e devem estar disponíveis na hora certa, sendo tratados com a seriedade de que precisam. Nesse cenário, a governança de banco de dados desponta como serviço essencial às companhias que se preocupam com o enriquecimento de informações de públicos específicos e/ou estratégicos.

Mulher em home office mexe em notebook
Ter controle sobre os processos de opt-in e out faz parte de um projeto de governança de banco de dados | 📷 master1305/Freepik/Divulgação

Muito embora o mailing de imprensa seja uma solução essencial para as agências de comunicação e relações públicas e também para grandes corporações, a gestão dos dados não é o mesmo que contratar um serviço de mailing e disparo. Ou, por outro lado, administrar informações em drives e outras ferramentas de nuvem.

A governança vai além, pressupõe dar transparência a como é feita a organização, estruturação e proteção de informações substanciais ao crescimento do seu negócio.

Como funciona a governança de banco de dados

Por meio de uma plataforma desenvolvida exclusivamente para a sua empresa, é possível criar, alimentar e manter uma base de stakeholders; fazer réguas de relacionamento; e, do mesmo modo, atualizar listas exclusivas para seedings e press kits etc. Tudo isso com a vantagem de ter uma área logada e, como resultado, o controle sobre os processos.

Mailing de Imprensa I'Max

“Ao ampliar o leque via parcerias tecnológicas, as agências conquistam novos espaços de negócios e os rendimentos diversificam. Como bônus, até renovam um segmento que está um tanto quanto estafado das mesmas práticas. As parcerias também permitirão criar grande diversificação entre as concorrências”, observa a CEO do I’Max, Fernanda Lara.

LGPD

Mulher sorridente busca segurança de dados
Segurança de dados é preferência e exigência do cliente, para além da legislação em vigor | 📷 rawpixel.com/Freepik/Divulgação

Quando se fala em proteção como um dos pilares da governança de banco de dados, é preciso destacar a importância da adesão e do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no segundo semestre de 2020. 

Essa legislação veio para regular a proteção aos direitos dos brasileiros às informações pessoais, bem como delimitar regras para quem coleta e trata os registros.

É um diferencial mostrar aos clientes que sua agência possui fluxo automático e tecnológico para protegê-los dentro da lei.

Para além das vantagens óbvias de estar alinhado à LGPD, estão a mitigação dos riscos e a caminhada da comunicação em paralelo com o departamento jurídico.

LGPD Room

Fernanda Lara, CEO do I'Max
Fernanda Lara: “Ao ampliar o leque via parcerias tecnológicas, as agências conquistam novos espaços de negócios” | 📷 Gabriel Arruda

Constitui um investimento de resultado garantido a criação de uma LGPD Room para que seja o pilar da sua governança de dados e deixe claro para todos os stakeholders qual o nível de comprometimento de sua agência com a nova legislação.

LGPD Room é uma plataforma desenvolvida exclusivamente para a sua empresa, oferecendo interface web para que qualquer tipo de contato saiba se faz parte do banco de dados.

Além disso, ele saberá quais informações essenciais do titular sua empresa mapeou, com a possibilidade de remover o consentimento com a facilidade que a legislação demanda.  

“A ideia e a tecnologia da LGPD Room nasceram da comercialização do mailing de imprensa, onde inclusive a aplicação é praticamente instantânea. Contudo, a variedade de contatos geridos pela LGPD Room não tem limites; adaptamos segundo a demanda de cada cliente”, resume a CEO do I’Max, Fernanda Lara.

Acesse este arquivo LGPD Room: confidencialidade, armazenamento e proteção e saiba mais!

Leia mais:

Sala de imprensa virtual: 3 ótimos motivos para investir em uma

TED Talks inspiradores para quem é de comunicação

LGPD para disparo de release: você precisa prestar atenção!

Receba nossa newsletter