Whatsapp

Mailing de imprensa: o que é, como fazer e para que serve?

Da Redação I'Max | contato.vip@i-maxpr.com

Da Redação I'Max | contato.vip@i-maxpr.com

16 de março de 2021

Mailing de imprensa é uma lista atualizada de contatos de profissionais de comunicação (jornalistas, blogueiros etc) e dos veículos em que atuam.

Peça importante na construção e manutenção de um relacionamento, o mailing press pode ser utilizado em diversos momentos – da elaboração da estratégia à execução -, já que é impossível conhecer todas as mídias e quem atua nas redações.

Informações básicas (nome, cargo, telefone e e-mail) são fundamentais em um mailing de jornalistas. Ele pode ser nacional, internacional, bem como segmentado em temas e editorias.

Deve conter, além disso, detalhes que auxiliarão assessores de imprensa e relações públicas na apresentação das editorias em que os jornalistas trabalham, temas de interesse, tipos de mídia em que o veículo publica, audiência e tiragem, dentre outros.

Em geral, o mailing de imprensa é ferramenta fundamental para a divulgação de conteúdos. Fazendo uso das listagens, softwares específicos proporcionam o disparo em massa ou individual de press releases, sugestões de pautas, artigos e e-mails marketing.

Mailing de Imprensa I'Max

Leia mais:

Sala de imprensa virtual: 3 ótimos motivos para investir em uma

Use métricas para enviar release, diz gerente de conteúdo do UOL

Melhores práticas para otimizar a taxa de entrega de releases

Homem ao computador, notebook
Conheça bem o veículo e estude os assuntos sobre os quais o jornalista costuma escrever durante sua estratégia | 📷 rawpixel/Freepik/Divulgação

Trabalhe seu mailing de imprensa

Na prática, empresas do mercado de comunicação e tecnologia oferecem a possibilidade do acesso a tais mailings em pacotes avulsos ou por assinatura.

Assim, assessores de imprensa, relações públicas e PRs podem filtrar por editorias e veículos que mais se encaixam com a pauta.

Segurança e privacidade dos dados
Segurança dos dados presentes nos mailings I’Max é garantida por tecnologia exclusiva | 📷 rawpixel/Freepik/Divulgação

Atualmente, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que inibiu a venda de listas com contatos, dentre outras medidas. Nesse sentido, empresas de mailings devem garantir a segurança contra invasões, sob pena de multas pesadas.

Do mesmo modo, precisam de autorização do uso dos dados (chamado opt-in) e permitir a quem está no mailing a moderação do que recebe e até mesmo exclusão da lista.

Mailing governo e terceiro setor

Diversificação

Primordialmente, os fornecedores devem ter mailings atualizados constantemente. E, quanto mais completo e abrangente é o banco de contatos, maior a chance de potencializar a divulgação pretendida.

“Os mais conhecidos são os mailings de jornalistas, claro. Mas também existem os de influenciadores, blogueiros, correspondentes internacionais e até mesmo de governantes e escalões de governo. Assim, o importante é entender que cada um possui estilo próprio e são os assessores de imprensa e relações públicas que devem determinar a abordagem correta”, observa Fernanda Lara, CEO do I’Max.

Você precisa de um mailing de imprensa atualizado a cada 5 minutos? O I’Max tem o maior banco de contatos de jornalistas do Brasil e da América Latina. Entre em contato com nossos especialistas.

Receba nossa newsletter