Whatsapp

Melhores práticas para otimizar a taxa de entrega de releases

Flávia Ivo | flavia.ivo@i-maxpr.com

Flávia Ivo | flavia.ivo@i-maxpr.com

18 de março de 2021

Alcançar uma alta taxa de entrega de releases de imprensa exige não só mailing atualizado e tecnologia avançada e segura de disparo, mas também estratégia de comunicação.

Mulher comemora sucesso no negócio
Fazer a curadoria do mailing é parte da estratégia de comunicação da agência | 📷 @drobotdean/Freepik/Divulgação

A seleção dos contatos filtrados pelo sistema de mailing de imprensa, para o envio de uma pauta específica, demanda a curadoria de quem tem conhecimento do cliente e do produto, serviço ou fonte a ser oferecido.

Essa gestão deve vir, no caso das grandes corporações, desde a liderança da agência. E, então, passar pelo assessor de imprensa sênior e demais profissionais dessa área, até o estagiário.

E, nas pequenas, por seus integrantes. Uma avaliação de todas as etapas permitirá entregar o conteúdo com maior assertividade e possibilidade de conversão.

Aqui no I’Max, disparamos, todos os dias, mais de 1 milhão de releases de imprensa com uma taxa de entrega de 98% comprovada entre os clientes cadastrados.

Mailing de Imprensa I'Max

Em nossas métricas, observamos que as assessorias que montam mailings e disparam seus e-mails em poucos segundos têm cerca de 20% a menos de leitura em relação àquelas que gastam 4 minutos na curadoria do filtro já feito pelo nosso sistema.

Veja uma situação hipotética:

Fernanda Lara, CEO do I'Max
Fernanda Lara, CEO do I’Max, acredita que é preciso mais estratégia nos disparos de releases | 📷 Gabriel Arruda

Por exemplo, seu cliente é uma loja especializada em luminárias de luxo e a pauta é voltada para decoração.

Pelo mailing de imprensa que criou no sistema, você teve acesso aos contatos de 700 jornalistas de decoração.

No entanto, há profissionais que escrevem para as publicações “Só Pisos”, “Madeireiras & Cia” e “Jornal das Janelas”. Ou seja, veículos que estarão no filtro de decoração mas cujas especificações não batem com a pauta de luminárias.

Portanto, quando falamos acima que aplicar 4 minutos na seleção refinada do mailing de imprensa aumentará em 20% a taxa de leitura. É porque você deixará de entregar material para jornalistas que não irão se interessar pelo conteúdo.

É importante ressaltar que um filtro de mailing de imprensa faz um recorte grosseiro e, por isso, estratégia é tudo!

Será que vale a pena mesmo gastar disparos enviando uma pauta sobre luminárias para esses comunicadores?

Nós pensamos que não. E nosso suporte, que conta com profissionais experientes e treinados, irá dizer a você que pelo menos 10% dos contatos iniciais poderão ser bloqueados porque não batem com a pauta que está enviando neste momento.

Leia mais:

Use métricas para enviar release, diz gerente de conteúdo do UOL

Use a matemática do SEO para releases de imprensa

Disparador de release: a ferramenta que vai te ajudar

Estratégia

Estamos acompanhando o movimento iniciado pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) sobre a necessidade da qualificação de equipes e agências para uma comunicação corporativa profissional e pensamos que, do mesmo modo, é necessário e urgente adotar boas práticas no setor.

Entenda nossa visão sobre as mudanças no mercado jornalístico, tecnologia e excesso de informação:

“A Abracom tem toda a razão, comunicar dá trabalho, mesmo em um processo simples e sedimentado como o envio de releases. Se o atendimento da agência fizer uma curadoria para quem encaminha o conteúdo, irá aumentar a taxa de leitura. É a base pelo todo. Se transformarmos isso em algo cultural dentro do mercado, o jornalista de redação vai conseguir viabilizar pautas que atualmente não viabiliza por estar perdido na própria caixa de entrada”, coloca a CEO do I’Max, Fernanda Lara.

Atuação

Acima de tudo, no I’Max, não buscamos ser apenas ferramenta por ferramenta. Por isso, trabalhamos em um processo consultivo, entendendo que o cliente tem a estratégia. E que ele precisa de alguém que possua a tecnologia e a infraestrutura, viabilizando esse planejamento de comunicação.

LGPD Room I'Max

Receba nossa newsletter