Whatsapp

Sala de imprensa virtual: 3 ótimos motivos para investir em uma

Flávia Ivo | flavia.ivo@i-maxpr.com

Flávia Ivo | flavia.ivo@i-maxpr.com

17 de março de 2021

A sala de imprensa (newsroom) é a área do site corporativo onde há informações disponibilizadas para jornalistas e profissionais de comunicação e marketing. Notícias, imagens e, também, contatos relevantes.

Essa “porta de entrada” para a relação com a imprensa, “demonstra que a organização está aberta a dialogar, criando condições para que jornalistas desenvolvam o trabalho adequadamente, bem como disponibilizando informações para que as notícias possam ser produzidas”, observa Ethel Shiraishi Pereira, relações públicas e professora de Comunicação Organizacional.

Mulher acessando sala de imprensa
A sala de imprensa colabora para a construção do relacionamento | 📷 gpointstudio/Freepik/Divulgação

Antes de mais nada, a sala de imprensa representa um ambiente de relacionamento das organizações com um público considerado estratégico para os negócios. Além disso, desse grande motivo, listamos mais três que farão com que você reflita sobre a implementação de uma na sua empresa ou na do seu cliente:

1) Acesso aos contatos

Nas redações jornalísticas, é muito comum ouvir a pergunta: “quem atende empresa tal?”. No entanto, isso não é bom nem para o profissional da comunicação nem para a companhia.

Na newsroom, contatos como telefone, e-mail e WhatsApp ficam claros para os jornalistas. Portanto, facilita contato e, mais importante, colocando a empresa no controle das versões dos fatos e das informações levadas ao público. No caso de grandes marcas globais, então, é estratégico em tempos de fake news.

Mulher sorridente escrevendo
Ter acesso a uma sala de imprensa economiza tanto o tempo do jornalista quanto do assessor | 📷 karlyukav/Freepik/Divulgação

Leia mais:

Melhores práticas para otimizar a taxa de entrega de releases

Como ampliar o alcance do release no Google?

Disparador de release: a ferramenta que vai te ajudar

2) Conteúdo à mão

Um motivo importante para se ter uma sala de imprensa dedicada ao seu negócio ou ao do seu cliente é, sem dúvidas, a veloz disponibilização de conteúdo online, muitas vezes sem a necessidade de contato direto com o assessor ou relações públicas.

Vale lembrar que o material multimídia (textos, imagens, vídeos, áudios etc) precisa estar em um ambiente seguro tecnologicamente, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e com boa navegação.

Bem como a composição dos campos deve ser intuitiva e com a transparência dos botões de compartilhamento e download.

Mailing de Imprensa I'Max

3) Referência para o jornalista

Com todo o suporte e materiais oferecidos na sala de imprensa, empresa e assessores se tornam referências para os veículos de comunicação. Como resultado, cultivam relações alimentadas por informação de qualidade.

Em geral, a newsroom é gerida pelos departamentos de Comunicação ou Marketing das companhias, mas agências de assessoria de imprensa e relações públicas também podem sugerir criar e manter a sala de seus clientes.

Ainda não tem uma sala de imprensa bem indexada? O I’Max tem tudo para criar e publicar uma newsroom rapidamente. Converse com nossos especialistas.

*Com Redação I’Max
Receba nossa newsletter