Whatsapp

Use a matemática do SEO para releases de imprensa

Da Redação I'Max | contato.vip@i-maxpr.com

Da Redação I'Max | contato.vip@i-maxpr.com

10 de março de 2021

Aplicar técnicas de SEO em releases de imprensa é, na atualidade, estratégia fundamental para ampliar o desempenho do conteúdo. A ideia é otimizar o resultado, mantendo, claro, a originalidade e seus diferenciais enquanto assessor e relações públicas.

Por isso, separamos algumas guidelines para você. No entanto, se é um iniciante no assunto rankeamento, recomendamos que leia este conteúdo Como ampliar o alcance do release no Google? antes. Por outro lado, se já entende, confira as dicas:

1) Título do release

O título do release, ou H1 – como os profissionais de marketing chamam -, deve conter a palavra-chave da sua comunicação. Recomendável que tenha entre 20 e 70 caracteres. Mas, o que merece mesmo a atenção é a combinação de palavras que você vai usar. Portanto, evite repetições.

LGPD Room I'Max

2) Texto com retranca

Construa o texto com retranca e, no caso, o título dela será reconhecido como H2. O H2 é a chance que você tem de posicionar seu cliente diante de uma problemática já apresentada. Por isso, é interessante conectar o nome dele às palavras-chave secundárias.

Mulher recebe mensagem no celular
Sem as plataformas para contar o corpus de forma automática, o cálculo precisaria ser feito a mão | 📷 Ivan Samkov/Pexels/Divulgação

Leia mais:

Disparador de release: a ferramenta que vai te ajudar

Título é segredo do release de sucesso, diz gerente de conteúdo do UOL

3) Quantidade de palavras

A quantidade de palavras é importante na estratégia SEO para releases de imprensa e, talvez, a parte mais complicada de entender. Mas aí vai a explicação:

– Todos os textos indexados pelo Google para uma determinada palavra-chave formam uma massa de dados chamada corpus. Se diferenciar muito dela pode te excluir das buscas.

– Então, você tem que ficar de olho na métrica TF*IDF (Term Frequency*Inverse Document Frequency), que vai calcular a frequência de palavras únicas do seu texto, comparando com a de outros conteúdos do corpus. Você não deve repetir a palavra-chave nem muito a mais nem muito a menos do que a média. Existem ferramentas que te dão esses cálculos prontos, como Sem Rush, Moz e Social Blade.

Achou esse conteúdo interessante e quer saber mais sobre press release SEO? Acesse nosso e-book!

*Colaborou Flávia Ivo
Mailing de Imprensa I'Max
Receba nossa newsletter